QUANDO O FUTEBOL ERA PRATICADO COM ENTUSIASMO

Publicado por Unknown | segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 | 03:20

Equipe do ECCO (Esporte Clube Colina), a primeira equipe de futebol do norte do Estado a se filiar na Federação Mato-grossense de Futebol.

Muitos talvez em Colíder, não tiveram a oportunidade de assistirem partidas de futebol, quando os campos onde se jogava eram tomados pelos torcedores mesmo na época os locais onde se jogava não oferecerem condições ideais para a prática de futebol, como hoje. Veja um das fotos do passado que ficou na memória de muitos.
Foto de arqivo - Joel de Aquino.
O primeiro em pé é o Siloé de Oliveira, desportista, fundador do Juvenil Esporte Clube, é também pioneiro em Colíder, foi funcionário da Prefeitura na administração do prefeito Jaime Marques, historiador em Colíder, escreveu dois livros resgatando a história do município e de seu povo, possuiu um acervo ingressante com fotos e demais documentos relacionados à fundação de Colíder..

Depois vem ainda em pé, Sergio Tibúrcio, foi funcionário da Cemat, não mais reside em Colíder, mas tem ainda familiares que residem em Colíder.

O de cabelos longos é o Zézão, (José Pereira) um dos melhores volante que já atuou em Colíder, ainda mora no município, tem uma propriedade rural na comunidade São Geraldo e é pequeno produtor.

Ainda em pé, outro atleta que marcou época, Valdão Baiano, 4º zagueiro e atuava também como centroavante e em outras posições sempre dava conta do recado nas posições que lhe designavam, é morador na cidade de Sorriso.

Próximo do goleiro, esta o melhor lateral direito da época, Altair Evarine sofreu um inicio de infarto que dificultava seus movimentos, hoje esta recuperado, é condutor de carreta e viaja para todo o Brasil, casou-se e mora em Sinop.

O goleiro é o Nenê, que também marcou época devida sua altura e facilidade em sair do gol, faleceu precocemente depois de ter passado por testes em equipes profissionais como Londrina Esporte Clube, da cidade Londrina no PR e o Caxias, do Rio Grande do Sul, de todos, é o único que já faleceu.

Depois vem o Florisvaldo Lopes, jogava no meio campo e impunha certa tranquilidade a seus companheiros, devido a sua visão de jogo, mora hoje em Sinop, mas deixou familiar aqui em Colíder.

Os dois últimos são Marciel e Zelão respectivamente, José Evarine e Marciel pai e filho, Marciel, mesmo sendo ainda jovem demonstrou diversas vezes que era um zagueiro firme que antecipava as jogadas com elegância, já o Zelão, que também atuava na zaga passava a experiência que a equipe necessitava, moram hoje em Novo Progresso no estado do Para, Marciel é empresário no setor da educação, José Evarine esta aposentado.

Agachados estão primeiro Valdão (Osvaldo Pereira), também zagueiro, com atuação discreta, mas que fazia a diferença e quando era necessário mostrava serviço, mora na área rural onde é agricultor.

Depois vem o Japão,  (Mizael Vieira) o maior e melhor centro avante que Colíder já teve mora hoje na capital Cuiabá.

Outro que marcou época foi o Betão, mora na cidade de Guarantã do Norte, onde atua no setor educacional do município, com frequência visita Colíder onde deixou vários amigos.

Esta também na fileira e agachado esta Caçapa (Valter da Silveira) é, não se destacava muito, mas era muito útil a equipe por seu estilo combativo, permanece residindo em Colíder onde é empresário e produtor rural.

Também na fileira dos agachados esta o Valmor da Silveira, um atacante insistente daqueles que não tinha bola perdida, nunca desistia de alcançar a bola, mora em Colíder com seus familiares é possui imóvel para alugar e propriedade rural no interior do município.

Francisco de Assis o penúltimo jogador, Chiquinho atleta lutador e habilidoso com a bola nos pés, ficou uma temporada fora de Colíder onde atuou como gerente de agencia bancária, hoje é funcionário público privado e produtor rural.

O último é o Luizão (Luiz Vieira), talvez o jogador de futebol mais habilidoso de todos os tempos, costuma ficar tempos afastado de Colíder, costuma passar longas temporadas em Cuiabá onde seus familiares residem, costuma atuar como trabalhador na área rural do município de Colíder.

Só para ilustrar ainda mais a história, esta foto é de uma das melhores equipes que o ECCO (Esporte Clube Colina), conseguiu montar, era uma equipe vencedora, havia conquistando várias vitórias na região da grande Colíder, nessa equipe havia também uma particularidade, existiam vários atletas que eram parentes, caso dos irmãos, Valmor e Valter Caçapa, Valdão e Zezão também irmãos, Japão e Luizão sem falar no Zelão, que tinha além do filho Marciel, também o sobrinho Altair Evarine.







Postar um comentário